Palestrantes Edição 2021

Sonjé Mayo

Sonjé Mayo nasceu na África do Sul em 1945. Com apenas quatro anos, ela participou de sua primeira aula de balé clássico e nunca olhou para trás!

Depois de se certificar como fisioterapeuta na Universidade da Cidade do Cabo, sua carreira como dançarina profissional a levou para Londres, Inglaterra e depois para os EUA, onde estudou dança de jazz inicialmente com Luigi e depois dança contemporânea na Martha Graham School em Nova York. . Foi na Graham School, onde Sonjé teve o privilégio de conhecer Joseph Pilates. As sessões de Pilates que ela teve com Joseph Pilates, e mais tarde com Romana Kryzanowska, provaram ter uma influência profunda no futuro de Sonjé.

Ela ganhou muitos prêmios coreográficos na África do Sul, incluindo o cobiçado Prêmio Vita duas vezes. Seus prêmios internacionais incluem o Prix de Lausanne na Suíça, a Isola de Capri na Itália e o Concours de Dance em Paris, França.

Em 2003, Sonjé se aposentou do mundo da dança e retornou inevitavelmente ao Pilates em período integral. Ela obteve a certificação Mat com Power Pilates em Nova York em 2004. Em 2006, ela iniciou sua certificação de equipamentos com Peak Pilates. Em outubro de 2007, obteve a Certificação Profissional do Peak Pilates e, em junho de 2008, a Peak Comprehensive Certification. Sonje é grata pelo maravilhoso ensino de Alicia Gottlieb, que reacendeu sua paixão pelo Pilates.

Sonjé dirige seu próprio estúdio, The Pilates Atelier, em Nashville, onde leciona há 16 anos.

Como fisioterapeuta e professora e dançarina experiente de 45 anos, Sonjé tornou-se conhecida por sua experiência em reabilitação como instrutora de Pilates. Dançarinos e atletas com lesões são recomendados pela fraternidade médica e outros professores de Pilates em Nashville.

O novo interesse de Sonjé é o método de Schroth para o tratamento da escoliose. Como PT, foi certificada no Método de Boas Práticas de Schroth pelo Dr. Weiss de Gensingen, Alemanha, neto de Katharina Schroth, pioneira no famoso método de Schroth.

Em abril de 2016, Sonje concluiu o curso Advanced Schroth Best Practice com o Dr. Moramarco em Woburn, MA.

Erica Almodovar

Segunda geração do “Authentic Pilates New York”, Erica é diretora/dona/teacher trainer do Authentic Pilates Learning Center LLC, localizado em New Jersey, USA. Nascida originalmente no Brasil, ela iniciou sua experiência em Pilates em 1999, estudando sob a supervisão da Mestre Romana Kryzanowska e sua filha, Sari Mejia Santo. Em 2007, Erica estudou com Bob Liekens na Power Pilates em Nova York, completando o seu segundo curso de formação do Pilates Clássico.

Antes de ingressar no Authentic Pilates Learning Center LLC, Erica abriu e administrou três estúdios de Pilates para CAN DO Fitness Clubs, contratando, orientando e supervisionando mais de 25 professores de Pilates com formação clássica. Ela tem mais de 30 anos de experiência na indústria de dança e fitness, estudou na Alvin Ailey School, em Nova York, Yukiko Ballet Dance School, em Kyoto, Japão e ensinou e se apresentou com companhias de dança em todo o Brasil, Japão e Estados Unidos. . Ela possui várias certificações de condicionamento físico, é a criadora do programa eBarre e ministrou inúmeros cursos e master classes em todo o país.

Lili Viola

Lili é professora de Pilates desde 2003. Sua primeira certificação foi através do Stott Pilates, um sistema contemporâneo de Pilates. Em 2013, ela foi apresentada ao Pilates clássico e instantaneamente sentiu a diferença.

Ela passou os 18 meses seguintes aprendendo com a professora de segunda geração, e autora best-seller, Brooke Siler em seu premiado estúdio, re:AB Pilates, em Nova York. Em abril de 2014, Lili tornou-se Professora Certificada de Pilates Autêntico de terceira geração.

Ela também concluiu um programa intensivo de 9 meses com o professor de segunda geração Chris Robinson. Lili continua a aprofundar seu conhecimento do trabalho por meio de aulas e workshops com alguns dos professores mais procurados do setor, incluindo Peter Fiasca, Sean Gallagher, Benjamin Degenhardt e o professor de 1ª geração Jay Grimes, que estudou com o próprio Joseph Pilates.

Quando Lili abriu seu estúdio em janeiro de 2014, era o único estúdio de Pilates Clássico em Toronto, Canadá.

Lili gosta de passar tempo ao ar livre com seu marido, os três filhos e o cachorro. Suas atividades favoritas envolvem natação, caiaque, caminhadas e ciclismo.

Mauro Busti

Mauro Busti, Instrutor de Pilates Certificado de 2ª Geração, tendo sido aluno de Lilita San Miguel.

Mauro Busti é Argentino e possui 19 anos de experiência na prática e ensino do Método Pilates, que lhe rendeu reconhecimento na comunidade internacional de Pilates.
Instrutor de Pilates Certificado como sendo da 2ª Geração aluno de de Lolita San Miguel, única pessoa certificada por Joseph e Clara Pilates, criador da Conferência Sul-Americana de Pilates®.

Mauro levou grandes nomes do Pilates Mundial para a Argentina , com quem também estuda e é constantemente treinado. Algumas figuras internacionais proeminentes que se encontraram pela primeira vez na América Latina são Lolita San Miguel, Mary Bowen, Rael Isacowitz, Kathy Corey, Elizabeth Larkam, Inelia Garcia, Brett Howard, Cara Reeser, Pat Guyton, Samantha Madeira e Michael Miller, entre outros.

Ele levou a PMA para seu país, disponibilizando seu exame de certificação para toda a comunidade de Pilates na América Latina.

Desenvolveu o primeiro Programa de Treinamento de 450 horas para o treinamento adequado de instrutores do método, único na Argentina dentro e do registro escolar da PMA®.

Mauro conseguiu administrar acordos únicos e exclusivos com a Fundação H. Barceló e a Associação Argentina de Cinesiologia.

Ele é pioneiro na constante busca e suporte para o treinamento adequado dos instrutores de Pilates na Argentina e na América Latina.

Marian Tarín

Co-proprietária do Pilates PILATISTIC®️ Old School, Co-diretora / Professora do Programa de Pilates de Proficiência dos Professores PILATISTIC®️ e Segunda Geração do Pilates.

Seu extenso treinamento em Pilates inclui as certificações internacionais "The WorkTM ”, dirigido por Jay Grimes, professor de primeira geração, baseado em Los Angeles Califórnia).

Posteriormente, Jay escolhe Marian para o Master "Teaching the WorkTM", um programa altamente seletivo, onde ela continuou melhorando suas habilidades e desenvolvendo seu próprio estilo como professora. Marian tem a honra de ser um dos poucos instrutores do mundo a concluir este treinamento exclusivo.

Além disso, ela também concluiu o programa avançado "Pilates Professional Advanced Teacher Training The Red Thread®️”, em Nova York, liderado pela mundialmente famosa Kathryn Ross-Nash.

Miguel Jorge

Miguel Jorge é certificado pela Federação de São Paulo de Futsal e mestre em Educação Física pela Universidade Santa Cecília dos Banderantes, em São Paulo e Pós-graduado em Treinamento Esportivo na mesma faculdade, onde se tornou professor associado de Ginástica Rítmica Masculina. Após os anos como professor universitário, começou a competir profissionalmente na disciplina de aeróbica.

Conquistou Medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Aeróbica como competidor, medalha de ouro no Campeonato Europeu de Aeróbica em Helsinque, Finlândia e no Campeonato Mundial de Aeróbica em Orlando, EUA como Técnico. Seu trabalho distinto lhe rendeu participação em Conferências de Fitness no Brasil, Argentina, Espanha, Alemanha, Itália, França, Hungria e Coréia.

Miguel também recebeu o Certificado oficial da Reebok como treinador do programa "Body Walking" da Universidade USP e, posteriormente, se mudou para a Espanha, onde se tornou dono de um ginásio em Barcelona, chamado Studio Olympia.

No Brasil e nos EUA, Miguel estudou o Método Clássico de Pilates e, em 2009, obteve a certificação da Pilates Method Alliance, vindo a ser professor do Programa de Certificação Pilates da Orthos Barcelona.

Em Los Angeles, no Vintage Pilates, Miguel estudou com o renomado professor Jay Grimes e em 2013, recebeu o Certificado do programa de professores seletivos The WorkTM.

Atualmente é Co-proprietário do PILATISTIC Old School Pilates e co-diretor do mestre de instrutores do PILATISTIC Professores 'Proficiency Pilates Program e sua última conquista foi o programa Pilates Professional Advanced Teacher Training The Red Thread ®️, dirigido pela mundialmente famosa professora Kathryn Ross-Nash.

Rafael Fiorini

Rafael Fiorini (@prof.rafaelfiorini) é Professor de Pilates certificado pela renomada mestre professora Dorothee Vandewalle no Metropolitan Pilates em Seattlle que é um centro de treinamento primário de certificação no método Pilates e uma escola profissional licenciada no Estado de Washington.

Estudou por um longo tempo com o professor master treiner Peter Fiasca.

Rafael é Fisioterapeuta e estudante em Técnicas de Pilates tradicional, sócio-proprietário do Pilates estúdio controle e arte em Peruíbe -SP, estúdio existente com 10 anos de experiência.

O Pilates estúdio controle e arte oferece seminários de educação continuada e também o programa de certificação de professores sempre usando técnicas e ensinamentos bem próximos do trabalho original de Joseph Pilates.

Rafael Fiorini trabalha levando a mensagem sobre a técnica tradicional de Pilates através de workshops e seminários pelo mundo a fora.

Marcelo Finotti

Professor Marcelo Finotti (@pilatesmarcelofinotti), Educador Físico e pós graduado em Fisiologia do Exercício.

Atleta e amante do esporte, iniciou nas Artes Marciais aos 8 anos de idade, conquistou a faixa preta de Karatê Shotokan e na sequência a faixa preta de Jiu jitsu. Atualmente proprietário e professor da escola de lutas RMNU Brasil Matriz.

Em 2004, encontrou o Pilates como complemento de seu treinamento no primeiro Studio Autêntico Pilates de Ribeirão Preto - SP, onde conheceu Inélia Garcia.

Em 2006 iniciou sua certificação em São Paulo na tradicional escola The Pilates Studio Brasil, onde fez sua formação com a renomada Romana Kryzanowska e Inélia Garcia.

Desde então participou das Educações Contínuas anuais ministradas por Romana Kryzanowska, Inélia Garcia, Moses Urbano, Jerome Weinberg entre outros.

Participa de aulas e workshops no Brasil, Estados Unidos e Europa com professores renomados internacionalmente.

Em 2019 morou em Lisboa Portugal onde ministrou aulas e workshops pelo país.

Atualmente, viaja pelo Brasil, América e Europa ministrando aulas e Workshops em Congressos e Studios para professores e praticantes.